TSF

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A sociedade do futuro


Um fenómeno que não nos pode (e a maioria das vezes é) ser indiferente é a globalização e as suas consequências.
A globalização trouxe muitas coisas das quais jamais abdicaríamos hoje. O telemóvel (quem viveria sem ele?), a internet (que jeito dá), mil canais de televisão em casa (porreiro já não sou obrigado a ver a mesma coisa todos os dias), etc.
São centenas de objectos e aplicações que nos facilitam, sem dúvida, a vida do dia-a-dia. Mas como tudo (inclusive os medicamentos para nos curarem) também o fenómeno da globalização tem efeitos secundários nefastos para a sociedade global.
A competitividade desmesurada, as correrias infernais, a falta de tempo para estarmos com quem mais gostamos, a conversa com o vizinho do lado, a cerveja ao fim do dia com os amigos de infância, etc.
A reflexão sobre as consequências negativas da globalização já é uma realidade nas cabeças de alguns pensadores Mundiais, mas não chega, precisamos ser nós próprios a reflectir, a parar um pouco esta correria infernal, esta loucura tecnológica e consumista.
O ser humano não está a tornar-se irracional, mas sim num robot racional o que, diga-se de passagem, é bem pior.
Perguntem a vós próprios:
- Será possível uma sociedade desprovida de valores?

2 comentários:

♀ Venus disse...

Sociedade desprovida de valores???
Não é possível. Como tudo na vida, a sociedade evolui com o tempo.
Hoje não vivemos sem a tecnologia, noutros tempos não se vivia sem outras coisas.
Irracionais não estamos, estamos é uns preguiçosos racionais.

Uma das coisas boas que trouxe a globalização com a internet foi a facilidade de fazermos amigos. A internet para além de nos libertar em termos de maldade, permite que sejamos nos mesmo. Ainda bem, pelo lado positivo disso.

Por isso meu caro, é um prazer conhecer-te.

Beijão

Adriana disse...

Realmente o mundo atual, a sociedade em sim, tudo nos leva a uma correria, temos que fazer mil coisas num periodo curto de tempo e isso é muito prejudicial para a saúde tanto física como mental.
Uma sociedade totalmente sem valores está no caos...